terça-feira, 14 de julho de 2009

ARTIGO 01: PARALISIA DO SONO

Paralisia do Sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM*, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.

Com freqüência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio à objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.

Sintomas

Os sintomas da paralisia do sono incluem:

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

Possíveis Causas

A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já sugeriu-se que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.

Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:
- Dormir de barriga para cima
- Agenda de sono irregular; cochilos; primação de sono;
- Stress elevado;
- Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
- Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio. A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
- Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas;
- Uso recente de drogas alucinógenas.

* O sono R.E.M., ou rapid eye movement (movimento rápido dos olhos), é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a actividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. As pessoas acordadas durante o sono REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção e refrescadas, ou mais dispostas e prontas para a actividade normal. Os movimentos dos olhos associados ao REM são gerados pelo NGL do Tálamo e associados a ondas occipitais. Durante o sono REM o tônus muscular da pessoa diminui consideravelmente.


Fonte: Wikipédia

5 comentários:

Lucas disse...

Também já tive isso. Meu corpo ficou paralisado nao conseguia me mexer nem falar.
Assustador
Abraços

Anônimo disse...

Legal essa explicação da Wikipedia, mas porque não explica, como sabemos tudo o que está acontecendo nos outros cômodos, se estamos apenas tendo uma reação fisiológica?

Fazenaro disse...

Uma excelente pergunta.
Vou pesquisar e se achar algo sobre logo mais posto aqui no blog.
Caso alguém tenha algum artigo ou relato interessante, também me enviem que eu posto no blog.

Unknown disse...

Oi pessoal!!
Isso começou comigo nesse ano... é horrível! Isso era frequente, todos os dias... ficava apavorada, nas primeiras semanas eu evitava até dormir mas agora estou super acostumada, fico até "passeando" por lugares que quero, embora um espírita já tenha me dito que não é bom pq se o corpo acorda e o espírito não está vc acaba não conseguindo voltar... Mas é tão ruim ficar tentando recuperar o movimento q acabo fazendo.
Bom, procurei esse artigo na internet por acabei de ter, mas essa foi mt demorada, já que tem algumas pessoas aqui que tem queria saber se alguém tem alguma técnica pra acordar...
Beijinhoss

Élder Alves disse...

Cara, na primeira vez que aconteceu comigo eu fiquei em estado de choque, mas ao mesmo tempo fiquei na dúvida se eu tive isso mesmo ou se tinha sonhado, quando comecei a ter essas sensações tinha 18 anos, hoje estou com 19 e continuo tendo isso frequentemente, de 2 em 2 noites eu tenho isso, e o piór é que tem noites que eu tenho isso mais de uma vez, eu recorri à internet pra saber sobre esse problema porque nessa semana tive uma crise dessas que demorou alguns minutos pra passar, até então não sabia o que era, mas agora que vi na internet ja to mais de boa, eu achei que fosse só eu que tivesse isso, graças à Deus eu não tenho alucinações, somente a falta de ar e movimento do corpo, que também é horrível, tenho um amigo que também tem, e a paralizia dele é diferente da minha, ele tem várias alucinações, o cara ja ficou até deprimido por uns tempos, porque não sabia o que era, e tinha muito medo, mas hoje em dia ele ta de boa também.